terça-feira, 16 de novembro de 2010

Projeto Por amor à vida

Projeto Por amor a vida
OBJETIVO GERAL: Promover uma conscientização em relação à prevenção do uso de drogas, bem como reconhecer comportamentos de riscos no contexto escolar.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
  • Contribuir na formação das ações antidrogas;
  • Informar sobre drogas, mostrando que elas causam dependência mental e dependência física;
  • Despertar o interesse dos alunos, educadores e pais e familiares na busca ou ações coletivas preventivas contra o uso desse estimulante;
  • Demonstrar às crianças e jovens de que existem prazeres saudáveis e que estão ao alcance de todos, em alternativa ao consumo de produtos que levam à dependência.
  • Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas;
  • Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade.
  • Fortalecer as redes sociais para reduzir os fatores de risco que contribuem para o uso da droga.
    PÚBLICO ALVO:
    Alunos do ensino fundamental, ensino médio e família.

    JUSTIFICATIVA:

    A adolescência, como fase intermediaria da vida, é caracteriza por conflitos, pela inquietação e desejo de enfrentar novas experiências, pois o jovem precisa se auto-afirmar, já que não é adulto e nem criança. Nesta fase, o adolescente se sente onipotente pensa que pode tudo e nada de mal poderia lhe acontecer.
    Nesta etapa da vida, além da família, o papel da escola é fundamental no sentido de trabalhar junto com o conhecimento a valorização da vida.
    A droga é um problema que adentrou os muros da escola e não há mais como se omitir frente a esse problema social.
    Assim, a escola como instituição de formação para a cidadania precisa se comprometer na preparação de jovem para escolhas acertadas diante da vida.
    O currículo escolar se apresenta como meio onde deve perpassar ações preventivas eficazes que assegurem ao adolescente o conhecimento necessário para dizer não as drogas.


    METODOLOGIA:

    Todo o projeto será desenvolvido utilizando como tema as drogas e a prevenção, com o uso de estratégias diversificadas, tais como: seminários, palestras, jornais, desenhos e expressão corporal, utilizando princípios de arte-educação, onde se desenvolverá a sensibilização e a participação da comunidade escolar, a fim de haja uma conscientização para o não uso das drogas.
    Iniciamos adequando o conteúdo e as atividades a faixa de idade mais propícia ao nível de compreensão do aluno. Organizando grupos de alunos que atuarão na escola e na comunidade como protagonistas de conscientização para a prevenção e o combate às drogas.
    Em conjunto a isso, relacionaremos o conhecimento a questões de cunho social derivadas do uso de drogas tais como: violência e desinteresse da falta de perspectiva dentro e fora da escola.
    Com essas ações, espera-se que os resultados obtidos sejam positivos, especialmente no que se refere à abordagem, aos assuntos e a dinamização de jovens atuantes e multiplicadores.
    Com a consciência de que estes encontros nos levara a erradicação dos problemas, mas com a certeza, que eles contribuiram na conscientização dos alunos a respeito da tomada de ação para a solução da questão.
    Com certeza, com ações coletivas, como estas partindo de situações concretas serão minimizados, os problemas, pois através de informações cientificas, mostraremos as consequências maléficas das drogas no ser humano e sua extensão na família e na sociedade.

    AÇÕES:
    1. Apresentação de filmes, textos em formato Power Point e outros para reflexão e discussão;
    2. Estudos sobre o tema em apostilas, livros e internet com grupos de alunos e professores;
    3. Confecção de cartazes e mural a partir de discussões em sala de aula;
    4. Seminários, palestras, debates com participação de autoridades religiosas, ONGs, organismos governamentais bem como de pessoas que se drogaram e conseguiram se restabelecer;
    5. Reuniões com Conselho Tutelar, Fórum, Equipe Gestora e Educadores de Apoio
    6. Reuniões de Pais e Professores
    7. Formação de grupos de alunos com a participação do representantes de classe para oferecer maiores subsídios sobre o tema e dessa forma fortalecer s redes sociais.
    8. Confecção de folder e faixas alusivas ao tema;
    9. Caminhada de alerta envolvendo a comunidade escolar e outras instituições alertando para a prevenção e o combate às drogas
    10. Momento esportivo e cultural apresentando o lazer e o esporte como uma forma de prevenção contra as drogas.
Palestra para os professores

Palestra para os pais

Alunos trabalhando com o tema
Passeata: "POR AMOR Á VIDA"
 

As drogas matam...
.... e a falta de solidariedade também.
Você pode ajudar a salvar uma vida...
Não feche os olhos!